sábado, 24 de março de 2007

Quem é apto a apontar o caminho?

Várias vezes sou parado quando estou andando na rua, por pessoas que querem saber endereços, onde fica tal escola, aonde pegar ônibus pra tal bairro, onde fica o hospital (moro perto dele),etc. Depois dos pedintes, esse é o segundo maior motivo por que me param.
Dizem que o carioca, se puder e saber, te deixa até no local- e dizem que os paulistas não sabem informar direito.Pelo menos, foi o que eu vi numa reportagem anos atrás...
Quem está apto a apontar o caminho? E se uma pessoa apontasse, maldosamente, um caminho que levasse a outra para uma cilada, como um caminho que levasse direto a boca de fumo? Ninguém ficaria sabendo, a não ser o prejudicado. Tomei uma decisão: Se eu conheço, eu digo, mostro, ou alerto, como fiz com duas jovens que iam descendo a rua a qual já tinha passado, e dois pivetes estavam a espreita:" Não desçam essa rua, eles vão assaltar vocês, estão lá atrás perto do orelhão.Vão pela outra ".Elas agradeceram( uma com celular na mão), e seguiram pela rua seguinte.
Só é apto a apontar o caminho QUEM O CONHECE, e já passou por ele, é familiarizado.Se vc não sabe, não diga que sabe.Quando não sei, eu digo:pergunte aquele jornaleiro ali na esquina- ele deve saber.