quarta-feira, 11 de abril de 2007

A Prova do Monastério

Um Monastério na China foi escolher seu novo líder, já que o atual estava em idade bastante avançada. O Velho líder escolheu, de 400 monges, 3 que ele considerava os mais capacitados para liderar a milenar casa.
Foi feito um teste com os três finalistas: todos foram levados para um grande pátio,diante de todos os outros monges que permaneciam sentados. Os finalistas ficaram diante de todos eles, quando o velho líder trouxe um vaso da dinastia Ming,de 600 anos.Recentemente, um cassino americano comprou um desses vasos por 10 milhões de dólares. Bem, o ancião disse para os finalistas:" Há um problema com esse vaso. Quem RESOLVER esse problema, será o novo líder do monastério", e colocou o vaso diante dos três candidatos.
O primeiro monge,com muito cuidado, pegou o vaso, e passando a mão por ele, nada achou de errado.Levantou-o até a frente de seus olhos, olhou-o por dentro...e nada.Suando,colocou o vaso no chão, aliviado por nada ter acontecido com ele.
O segundo monge pegou o vaso, e imediatamente colocou a mão dentro dele, verificando se havia rachadura ou algo desse tipo...nada. Verificou novamente por fora,pra ver se havia algum problema...e nada.Tudo perfeito.Deu mais uma olhada e desistiu,colocando o vaso no chão.
Chegou a vez do terceiro monge.Ele pegou o vaso do chão,levantou-o até a altura de sua cabeça e...arremessou o vaso ao chão...kaploft!! Os monges que assistiam ao teste se espantaram:"ohhhhhh! Deve ser louco por quebrar um vaso tão valioso", comentaram entre si.
O ancião líder, enquanto olhava para os cacos do vaso, disse:" todos para o salão principal.Já escolhi o novo líder", e assim todos seguiram imediatamente para o salão.
Ali, o velho monge, novamente com os 3 finalistas diante de todos disse:" Eu disse que havia um problema com aquele vaso.O único que resolveu o problema foi o terceiro monge.Ele resolveu o problema quando acabou com aquele vaso". Assim, aquele monge foi escolhido como o novo líder do monastério.
Ás vezes, tratamos nossos problemas como um vaso Ming:achamos valorosos demais,em vez de simplesmente jogarmos no chão, e ver despedaçar.Só aí que triunfamos.