domingo, 10 de agosto de 2008

Dia dos pais

Perdi meu pai cedo, adolescente.
Portanto,só fico sabendo de dia dos pais praticamente na véspera.
Isso tem um lado bom:comercialmente, não preciso comprar presente.
Nem preciso ir almoçar em restaurante lotado no domingo, depois de esperar uma hora em fila- ninguém merece...
Emocionalmente, não preciso relembrar de meu pai –e não relembro mesmo.
Por 2 motivos: Uma relação distante que tínhamos, e pela morte trágica que ele teve.
Digo relação distante, por que as melhores imagens que tive dele ficaram tão somente na infância.
Foi ele que me ensinou a gostar de cinema, me levando pros filmes da Disney (especialmente os do fusca Herbie) , dos trapalhões, e das comédias francesas com o saudoso Louis de Funnés (que o Didi tenta imitar sem sucesso).
Foi com ele que aprendi a gostar de seriado de tv, também.
Mas se tive umas 3 conversas na vida com ele, foi muita...numa delas, me ensinou a não 'puxar o saco' de ninguém.
Como marinheiro que era, viajava o mundo inteiro, passando ás vezes seis meses fora.
E quando estava em casa, parecia que estava no mar: continuava ausente.
No que diz respeito á morte trágica, eu o avisei que isso iria acontecer...Tenho sonhos proféticos:é o meu 'dom mutante' (rs), desde os 4 anos de idade.
Seis meses antes dele morrer, eu o vi no sonho, caído ao convés do navio.
Estava envolto em uma poça de sangue, morto, e os outros marinheiros desesperados sem saber o que fazer.
Contei o sonho a ele, assim que acordei.
Ele, homem 'não' espiritual, sorriu e disse: 'é apenas um sonho'.
Assim, numa viagem, a corrente da âncora arrebentou e foi como uma chibata, arrancando pedaço da testa dele.
O legista teve 'mó' trabalho pra remendar aquele pedaço...Se vc já viu "Frankstein", deve estar me entendendo.
Morreu igualzinho no sonho, caído no convés do navio.
Nesse que é chamado o dia dos pais, quero dizer o seguinte:
Se vc tem/teve um pai legal, agradeça a Deus essa benção.
Tem gente que nesse dia é um constrangimento só...do filho(a) e do pai.Talvez vc, como eu, não tenha tido (ou venha tendo) um pai presente, um bom pai.
Talvez seu pai seja mesmo uma desgraça.Esse é um dos motivos pelo qual algumas pessoas não conseguem se aproximar de Deus:Projetam a imagem de seu 'pai' na terra sobre a imagem de Deus-Pai.
Deus é pai.
Melhor que o nosso pai.
Seja ele um bom pai, um pai ruim, um ausente ou mesmo um desgraçado.
Faça de Deus o seu pai.
Não só nesse dia, mas por toda a vida.