terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Chegou a Hora


Quando vc ligar sua tv ás 15h, horário de Brasília, vc será testemunha ocular de uma parte importante da história.

Não, Obama, num será “salvador da pátria”, aliás, em certo sentido, está entrando numa furada, deixada pelo sapateado Bush: nego evita falar, mas eles estão a beira da bancarrota.

Um mau líder sempre vai afundar o que pegar, seja um banco, uma empresa, um supermercado, uma igreja ou uma barraca de cachorro-quente.
Um bom líder, salva um reino, um hotel obsoleto (como foi o caso do Copacabana Palace, aqui no RJ), um condomínio, uma pastelaria.
Passada a festa (8 em cada 10 americanos estão com ele), Obama e o povo americano vão cair na real, e só aí veremos que tipo de liderença ele vai exercer.

Mas, independente de tudo isso, hoje é um dia importante na história:
Obama é o resultado de 40 anos de luta contra a segregação racial.

Na mesma Washington onde daqui a pouco ele estará tomando posse (escrevo ás 15.35h) Martin Luther King comandou a marcha contra o racismo na década de 60.

Os negros foram muito humilhados, só podiam se sentar na traseira dos ônibus, não podiam estudar com os brancos nem frequentar os restaurantes e banheiros públicos destes, foram perseguidos e enforcados pela Ka Klux Kan (organização racista), tiveram suas casas queimadas por esses loucos.
Levaram muita cacetada da polícia, muita mordida dos cachorros da polícia, sofreram muitas humilhações nos trabalhos.
A gente não tem muita dimensão disso aqui, pois na mesma época, a nossa luta era contra a ditadura militar.

Nosso racismo é mais disfarçado: a gente finge que gosta de negros, como um colega de serviço que tinha que evitava ficar sequer perto deles:

“Tinha que ser preto”, dizia, quando os colegas cometiam algum equívoco,ou então, rindo, “passava” a mão no braço, mostrando a cor deles.

Ele não deve ter gostado do resultado da eleição americana...eu adorei.

Hoje é um dia histórico, portanto...e nós temos a oportunidade de vê-la, diante de nossos olhos...tem gente de todo lugar do mundo lá, que dormiram na fila igualzinho fazem nos shows de rock.
Welcome, Obama...saiba que vc não é santo milagreiro, mas que o “Chefe” pode fazer um milagre na sua nação, se vc realmente buscá-lo de coração.

Devo chorar na sua posse, ando muito sensível, já to querendo começar...

Lee, orando pela proteção de Obama – eu vi um atentado num sonho, ano passado, contra ele...se depender de mim, tô cobrindo.