sábado, 31 de janeiro de 2009

Hélio Gracie (1913- 2009)



Mestre Hélio Gracie partiu quinta-feira, 29/1, ás 9.15 da manhã, aos 95 anos de idade.

A pneumonia nessa idade é perigosa...alguns dizem que também os leucócitos dele estavam altos. Junto com seu irmão mais velho, Carlos, Hélio ajudou a difundir o Jiu-Jitsu no Brasil, e depois, no mundo todo.

O Jiu-Jitsu nasceu na Índia, foi para o Japão, mas devido as mudanças que o Imperador estava fazendo, se aproximando do ocidente (veja o filme O Último Samurai, com Tom Cruise) ameaçava ser extinto.

Quando o Conde Koma foi visitar belém do Pará, ensinou o JJ aos Gracies.
Hélio era franzino e vivia doente, e passou metade da adolescência apenas observando a arte, guardando tudo na memória.

Quando finalmente pôde treinar, criou um sistema próprio, adequado ao corpo franzino dele, e conseguia com as 'alavancas' que inventara, aproveitar a força do próprio oponente, todos mais fortes que ele, para derrotá-los.

A luta que ele fez contra kimura, no maracanãzinho lotado, em 1954, entrou para a história documentada como a mais longa das artes marciais.

Hélio, magrinho, 63 kilos, enfrentou o japonês kimura, de 100 kilos, 9 anos mais novo, durante 3 horas e 45 minutos, sem intervalos.

Hélio perdeu a luta, mas todos se impressionaram como um cara conseguira sobreviver a tanto tempo...ele reveleu depois que chegou a ficar inconsciente na luta, mas o japa não percebeu...e só desistiu após o mesmo ter lesionado seu braço.

Hélio botou seus filhos lutadores para ganharem o mundo: Royce nos EUA, e Rickson, o melhor da família, no Japão, em torneios de vale-tudo onde nunca perderam, abrindo as portas para toda a brasileirada que existe hoje lutando fora.

Apesar disso, nunca ganhou uma medalha de reconhecimento do governo do estado, muito menos do governo federal.

Se fosse uma dessa piranhas do big brother, que mostram bunda e peito, provavelmente levaria alguma medalha de mérito.

Poucas vezes ia ao médico, e mesmo assim quando ficava resfriado...
Consta que uma das vezes que foi, deve-se ao fato de ter se machucado, quando consertava o telhado de sua casa em Itaipava, aos 86 anos...

Mais um Samurai se foi...obrigado, Mestre Hélio...O JJ deve muito á vc!