quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Desmistificando 2: A Coca- Cola faz Mal?



Num guento mais receber esses mails de alerta de que isso faz mal, aquilo também (Kuat, Dolly, Coca-Cola, etc)...e as vezes repassam isso, vira uma avalanche spamniana, e aí, o pior de tudo, fica considerado como verdade!

Foi assim com as Águias depenadas, foi assim que Colin Powell pagou o mico de levar a foto do “satélite” que comprovava as “perigosas armas químicas” no Iraque, para justificar a invasão...descobriu-se depois que a foto não era do Iraque – eles pegaram de um desses sites de internet...tsc.

Ah, o Irã, esse sim, tem armas químicas perigosas...alías, acabaram de lançar um satélite -espião no espaço...tudo feito por engenheiros Iranianos que estudaram nos EUA: Há!

Voltando a Coca-Cola: A primeira vez que ouvi sobre isso, eu tava na sétima série...ou seja, isso não é novo (Putz... me chamei de velho!) e revezava a Coca com Grapete.

Parei com o Grapete, pois o slogan era: “Quem bebe grapete, repete!” E eu que passava as duras penas em matemática (colando, trocando de prova, etc-crianças, não façam isso) num queria correr o risco de repetência!

Na mesma época, nego dizia que a Fanta uva e laranja “davam problema”, e também diziam que quem tomava 'era viado' ...assim, machosamente, os meninos num podiam ser vistos com nenhuma Fanta, se não, mandavam: “Essa Coca é Fanta!”

Eu adoro Mate-limão...esse, eu me recusei a parar de tomar, apesar da lenda, na mesma época, que dizia que ele é “brochante”.
Pura besteira...posso lhes garantir que nunca...ah, pula essa parte!
Então, o que queriam que bebêssemos, se tudo fazia mal? Só água?

Bem, antes dos mitos, vamos aos fatos: esses sim são verdadeiros, mas ficam camuflados:
O alarde sempre é em torno dos mitos.

Sobre a Coca, ela realmente tinha folhas de coca até 1929...alías, ela foi criada origináriamente como remédio pra digestão...até hoje, se algo me enjôa, é só eu tomar Coca-Cola, que passa na hora.

Cerca de 86% dela é composto por água e açúcar...mas laudos recentes de peritos da polícia federal apontam quantidade ínfima de alcalóides derivados da folha de coca.

A Coca-Cola compra sim, do Peru e da Bolívia, folhas de Coca...mas a quantidade dos alcalóides de coca só mudam o gosto, assim como o guaraná, que é amargo, fica doce no refrigerante.

Não se assuste: nos chás de Coca da Bolívia e do Peru, esses sim, tem quantidades que até a FIFA suspende jogador, se for pego- mas no entanto, ás vovós, os vovôs, e toda a população, incluindo as crianças, não passam sem esse chá durante o dia.

Tomam da mesma forma que os gaúchos tomam chimarrão, no sul.

Os mitos: Praticamente todos derrubados...vejamos os sites abaixo.

Revista Autoesporte:

“A Revista Auto Esporte fez um teste, com a ajuda do Cesvi, para determinar isso. Foram testados três “mitos” muito populares: a Coca-Cola tira a ferrugem, ela limpa o vidro e ela tira o zinabre.

No primeiro caso, de que ela tira ferrugem, foi esfregada uma esponja de aço naquela parte onde tem a inscrição do número do chassis. Usando-se uma esponja seca ou com Coca-Cola, o resultado foi o mesmo, ou seja, é MITO.

O segundo teste foi para ver se a Coca-Cola limpa o vidro, removendo a gordura. A limpeza foi tão eficiente quanto usando-se água e detergente, mas teve um problema: o vidro ficou grudento, embaçando mais fácil. Também é MITO.

E o terceiro caso foi a avaliação de se a Coca-Cola tira zinabre dos terminais de uma bateria velha. Nesse caso a afirmação é VERDADE. Notou-se que a Coca-Cola jogada em cima do terminal fica borbulhando, efetuando uma limpeza muito boa. Usando-se água com gás não se obtém o mesmo resultado.

Veja outros mitos famosos envolvendo a Coca-Cola:

Coca-cola é boa para tirar graxa de tecidos? Não, use apenas detergente.
Coca-cola é boa para afrouxar um parafuso enferrujado? Pelo contrário, piora a situação.
Não beba Coca-Cola com Mentos, que é perigoso? Nunca se comprovou nada nesse sentido.
Coca-Cola com café é bom para misturar, pois tira o sono...tá com sono vai dormir!

Os caminhoneiros tomam um coquetel de remédios apelidado de “arrebite”, já tentaram essa mistura (Coca e café), num funciona.

Se você puser um osso em uma tigela com Coca-cola ele se dissolverá em dois dias. FALSO. Tente a experiência você mesmo.

Vários já fizeram. Não funciona. O osso apenas amolecerá. Não se dissolverá.

Enfim, a questão básica, da presença de componentes da folha de Coca, fica em segundo plano, por causa dos mitos...se quiser discutir sobre isso, valeria a pena.

Mas não, nego prefere fazer alarde com coisas tão antigas, que escuto há mais de 20 anos...acho que é por que naquela época num tinha internet, e nego num ficava ecrevendo cartas pros outros, ia gastar dinheiro.
Mas aí, hoje, recebem e repassam Spam sem conferir: o mito acaba virando verdade, pois não há um "confere".
A Coca-Cola está em todas as partes do globo: no interior da Amazônia, vc num acha guaraná, mas acha Coca-Cola;

Um turista queria beber água, perto do deserto no Egito...num achou água mineral, mas tinha um vendedor, em cima de um camelo, vendendo latinhas de Coca!!

Lee, ao lado de uma coca 350ml de garrafa, estilo clássica, que vende aqui no posto...já é minha quinta, do dia...adoro abrir a tampinha, com o abridor, e ouvir o barulho...tssss!!

Vc sabe, eu sou retrô...

Tô colecionando as tampinhas, também.

Buurrrpp (ah, isso num é mito,ela causa arroto, sim:num existe arroto melhor do que um vindo de uma coca)!

(Na Sessão Revival, Lulu Santos já a citou em uma música-veja em vídeos)


Links:

www.noticiasautomotivas.com.br/mitos-sobre-a-coca-cola-ela-pode-lhe-ajudar-a-limpar-seu-carro/ - 46k -
http://truthminers.com/hoaxarticles/coke.htm
http://www.quatrocantos.com/lendas/26_aspartame.htm
hhttp://www.saudesaude.com.br/saudesaude/arquivo.php?Numero=116
http://www.webmais.com/a-coca-cola-contem-alcaloides-da-folha-de-coca/
www.brasildefato.com.br/v01/agencia/nacional/news_item.2006-02-15.3195388933
– 30k-