domingo, 15 de fevereiro de 2009

Pastores Chamados por Deus X Pastores Profissionais



Ás vezes, sinto saudades do tempo em que eu podia escolher aonde eu ia escutar uma boa mensagem, aqui no RJ, nos meus tempos de adolescência.

Naquela época, na minha denominação (Batista), tinha o Fausto Vasconcelos, da PIB do Rio, o Fanini, de Niterói, os então novatos Vander (atualmente PIB Recreio) e Novaes (IB Barão da Taquara).

Além desses, tinha o Caio Fábio e o Guilhermino, da Presbiteriana.

Vc tinha a certeza de que ouviria uma mensagem de qualidade, que mexeria com vc, que acrescentaria algo a sua vida, que te “alimentasse”.

Hoje em dia, aqui tá difícil, apesar de ter uma grei em cada esquina.

Dos acima citados, o Vander e o Novaes continuam na cidade, mas nunca mais os acompanhei.

O Fanini já é veterano, teve alguns problemas, mas o o foco dele é evangelístico.

O Fausto, apesar de gostar de ser “politicamente correto”, agora mora nos States.

Guilhermino continua na Catedral Presbiteriana, e Caio agora só prega do site dele:
Cansou de viajar, de ir em igrejas, etc.

Ainda bem que na minha atual Grei, tem mensagem de qualidade, bíblica, que convida a reflexão, e não os sermãos de auto-ajuda que tenho visto por aí, ou os pedintes de dinheiro que vc vê na tv ou no rádio.

Tem muito Pastor que é chamado por Deus;

Tem muito Pastor, que foi chamado por Deus, mas se corrompeu em seu coração;

Tem muito Pastor que não é chamado por Deus.

E como saber?

Bem, é difícil entrar no coração e mente das pessoas, mas ao longo dos anos, tenho reparado em alguns sinais que surgem...para as pessoas, é difícil ás vezes observar esses sinais...foi por isso que Jesus comparou as pessoas a ovelhas...sabe por quê?

Ovelha é inocente...se ela vir o lobo avançando, ela num tem noção do perigo...

E foi por isso que Jesus também comparou os falsos profetas como lobos devoradores.

Ele diz que só os distinguiremos pelos “frutos”...assim, um Pastor Dele, dá um fruto bom, e o Pastor profissional, dá um fruto mau.

Então, no primeiro caso, um Pastor chamado por ele vai dar sempre fruto bom...simples assim...veja se os frutos dele são bons, e vc saberá quem ele é.

No segundo caso, tem os que foram chamados por ele, mas se corromperam com o passar do tempo...por vários motivos:

Já vi Pastor que largou o ministério por que se “encheu” daquilo;

Por começar a fazer cursos e se desviar do seu foco...em vez de ajudar, eles enveredam pelos caminhjos dos cursos que fizeram...geralmente bate na trinca: Psicologia- Direito- Filosofia;

Por começarem, com o passar do tempo, a fazer do ministério o seu “deus”.

No terceiro caso, são os profissionais, mesmo. Eles tem lábia de orador, com pitadas bíblicas, podem estar na mídia ou não mas nunca foram chamados, são espertalhões...características deles:

1 - Pedem dinheiro a toda hora, fazem chantagem nesse sentido, vendem muita coisa...os membros da igreja deles, passam dificuldades, mas eles só tem carros acima de 50 mil reais, que trocam todo ano, mandam os filhos a Disney nas férias, e tem muitas posses;

2- São extremamente legalistas, radicais, para manter o povo sob uma espécie de chicote espiritual, manter o povo no cabresto...quase tudo, pra eles, é pecado, menos o que eles mesmo fazem...praia, roupas, ir a shows, maracanã, ver novela, filme, e por aí vai.

3- São Fariseus desprovidos de misericórdia e compaixão, e por consequência, o povo que está na grei deles, ficam da mesma forma- não gostam de divorciados (apesar de boa parte viver de aparência), de gente que não se veste de maneira convencional, que usam tatoos, brincos, etc.
Eles só gostam de gente branca e bonita.

4- Evitam falar com “pecadores”: pessoas de outra religião, em especial afro-brasileiras, com gays (se ele souber que o cara é gay ou lésbica, nem falam, já vi até evitarem dar a mão);

5- São Racistas e não gostam de mulher na liderança;

6- Bajulam os ricos e os de alta posição social...vc é pobre? Azar o seu.

7- Em geral, as mulheres deles são infelizes, repare na cara da mulher dele, se é de “ mulher sofrida”...sabe por que?

8- Boa parte deles tem vida secreta, com amantes e envolvimentos em negócios ilícitos, tais os da Renascer que começaram a pipocar agora...se vc soubesse o quanto de “pegador” e dos que “soltam a franga” tem por aí, ficaria de queixo caído.
Bem, pelo “mau exemplo” fica mais fácil, vc descobrir quem é quem...procure uma grei, ou ouça mensagem de gente que não é dessa última classe: os Profissionais.

Lee, fazendo a distinção entre Pastores e Lobos.
(Abaixo no blog, cometário sobre os filmes candidatos a Oscar que vi no sábado)