terça-feira, 24 de março de 2009

O Lado Espiritual do Confronto em Copacabana


Desde o ano passado, estava para estourar o confronto que se viu em Copa, nos últimos dias.

O que assusta, é que aonde foi, é cheio de hotéis, fica a uma quadra da praia...

Almocei em vários dos locais de esquina que mostraram na reportagem, onde teve tiro.

Copacabana e Ipanema são os bairros mais famosos do Brasil no exterior:

Lá fora, ninguém pergunta por Fortaleza, Pelourinho, Boa Viagem ou pela Rua Augusta:

Nego quando descobre que vc é brasileiro, pergunta se vc conhece Copacabana.

Quando ainda estava frequentando a igreja de lá, indo de metrô, por diversas vezes pela manhã, o Chefe me fazia mudar de caminho:

Fazia eu ir pela galeria das Sendas, que demora um pouco mais, em vez de ir pela Figueiredo Magalhães, onde tem uma saída do metrô, mais rápida.

Eu detestava quando Ele fazia isso, fazendo eu andar mais, mas sabia que era pra minha segurança.

Numa das vezes em que passei em frente ao quartel da PM de lá, indo de manhã para um culto, senti nitidamente que ia ter um ataque contra os policiais...senti um alerta:

"Avise ao Pastor para que ore pela segurança dos policiais do batalhão", senti o Chefe dizendo ao meu coração, a seguir...

O problema é que eu quase sempre só chego atrasado no culto- não muito, é verdade, mas naquele dia, foi assim.

Então, num momento de oração coletiva que havia no culto, saí do canto onde ficava e fui lá em cima, no púlpito...

Aproveitei que a maioria fica de olhos fechados (eu nunca oro de olhos fechados, é raro), e avisei ao Pastor para orar pelos policiais, pois iriam atentar contra a vida deles...isso, antes de encerrar o momento de oração.

- Como vc soube disso? Ele me perguntou.

- Me pediram pra trazer esse pedido de oração, respondi a ele...

Só não disse quem pediu...vai que ele num acreditasse, não havia tempo pra isso.

Ele orou no final dos pedidos, pedindo pelas "forças de segurança do estado"...

Missão cumprida.

Pouco depois disso, o Chefe foi bloqueando cada mais minhas idas ao culto da noite...ia no máximo uma vez ao mês, nos tempos finais: assistia da internet.

Quer saber o por quê?

Por quê vc acha que o RJ é muito mais perigoso á noite?

O reino das trevas prefere atuar nas trevas- prefere atuar á noite.

Tal como os vampiros tanto das lendas, quanto dos filmes modernos, á força deles é muito maior á noite.

Jesus disse que o diabo vem senão para matar, roubar e destruir.

Por que vc acha que bandido dorme de dia, e "trabalha" mais á noite?

Por que o índice de ocorrência nas delegacias é maior á noite?

Por que entradas por esfaqueamentos, tiros, e espancamentos são maiores no turno da noite, nos hospitais?

Por isso que Ele disse para sermos como a candeia (o lampião da época dele ,em Jerusalém), que era colocada sobre a mesa da sala, para iluminar todo o ambiente.

E infelizmente, em boa parte das greis, temos vistos luzes apagadas, espiritualmente falando.

Só lá onde ia, no bairro Peixoto em Copacabana, tem duas grandes igrejas:

A Metodista , que eu passava em frente caminhando, pois fica a uns 200 metros da Batista, que eu frequentava- tudo na mesma rua.

Na Metodista, dava pra ouvir o barulho do louvorzão da rua.

Já disse aqui e repito:

O único local de crescimento do evangelho, é no coração do homem- igreja cheia, pode tanto significar crescimento, mas pode significar somente inchaço.

Quando vc engorda, por acaso é "crescimento" saudável?

Tem um monte de igreja gorda, obesas mórbidas, que mal aguentam andar.

O coração cheio do evangelho, sim, produz fruto, e alcança a sociedade.

Como é esse fruto?

Imagine uma tangerina , que vc abre e tem vários gomos (eu adoro tangerina).

Assim é o fruto de um coração cheio do evangelho- e que alcança e transforma a sociedade:

Mas o fruto do Espírito é : amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra tais coisas não existe lei (Gálatas 5:22,23).

A violência em Bogotá, na Colômbia, caiu drásticamente...era considerada um dos piores locais do mundo pra se viver.

Aí, os Pastores despertaram, deixaram a fogueira de vaidades que haviam entre eles de lado, e várias denominações, uma mais diferente que a outra, se uniram em oração.

Não havia mais eu sou dessa, ou daquela grei- todos eram de uma só grei, a Igreja de Cristo.

Sim, pois haviam Pastores de uma mesma rua, que nem se conheciam, mal se falavam.

Resultado?

O evangelho começou a entrar no coração dos homens;

Começou a influenciar autoridades, e sem barganhas de igreja com estado;

As autoridades começaram a ter idéias nunca antes imaginadas.

O Sérgio Cabral (governador do RJ) foi lá ver e aprender com eles...

Alías,a idéia original desses PACs, veio de lá, num é nossa, não.

Lá na grei de Copa, antes de eu sair, dizia-se que estavam orando pelas "quedas das muralhas de Copacabana" (espirituais).

Quando saí, disse ao Pastor em e mail que antes precisavam orar pelas quedas das muralhas de dentro da igreja, pois havia muita panelinha, vaidades e preconceitos lá dentro.

Enquanto houver isso, muralha nenhuma vai cair- balas perdidas, sim, e aos montes, bem como corpos, tanto de vagabundo quanto de gente inocente.

Enquanto a grei continuar um clubão de amiguinhos, vamos continuar vendo discursos bonitos, mas sem efetividade no bairro-tanto lá quanto nos outros bairros.

Copa é onde mais mora travestis no Rio, e as prostitutas invadem a orla, tanto na praia, de dia, quanto no calçadão á noite, atrás especialmente dos gringos.

Quando a Igreja Batista de Copa se reuinir com a Metodista (não se esqueçam de chamar o Rabino da Sinagoga que fica entre as duas greis, numa rua transversal), e mais a Presbiteriana de Copa, enfim, as greis daquela região se unirem (mas após as quedas das muralhas internas, senão num adianta), aí sim, Copacabana será como os seus apelidos:

Pérola do Atlântico, Brinco de Princesa, Princesinha do Mar, Rainha do Oceano.

Enquanto isso, fiquei preocupado foi com outros apelidos...

Em especial, com a Pedra Preciosa, a Jóia Rara.

Lee, que frequenta as praias de Copa, acho aquele visual lindo demais...e tem Mate limão de galão!