segunda-feira, 30 de março de 2009

Os Homens e o preconceito em fazer o Exame de Próstata


Conversando com colegas, um deles me disse que jamais faria exame de próstata:
"Não vou fazer de jeito nenhum!!, disse ele.

Tudo por puro preconceito.
Outros, realmente tem medo...

Mas o que eu nunca poderia imaginar, é que eu teria que fazer exame de próstata.

Sempre levei os conselhos do Chefe a sério:

Foi assim que fiz uma bateria completa de exames no coração, anos atrás, em vez de só o famoso eletrocardiograma.

Assim, constatada uma arritmia, tratei rapidamente de resolver, sem precisar abrir o peito.

Quando senti que, mesmo sem idade, deveria fazer o exame, já que sentia a direção Dele nisso, fui me consultar.

- Vc é muito novo pra fazer esse exame, me disse o médico também novo...vamos fazer o seguinte, vai colher sangue (PSA, específico pra próstata) , e de acordo com o índice, aí sim, vc será examinado...

-Também faça uma ultra-sonografia da próstata, me disse ele...e mandei ver.

Fui fazer...

E graças a Deus, tudo normal.

Acho que Ele só me mandou fazer esse exame pra escrever sobre o assunto:

O Câncer de próstata é que mais mata o homem no mundo, assim como o de mama é o que mais mata a mulher.

Se espalhar (metástase), já era.

Não existe melhor e mais eficiente exame que o toque retal.

Muitos homens deixam de fazê-lo, muito mais por preconceito do que por medo.

Ora, a mulher faz exames muito piores do que o homem:

Quem fez transvaginal e mamografia sabe do que estou falando...

São muito mais incômodos, e até mesmo mais “constrangedores”...

Mas tem que fazer! Ou alguém quer morrer de câncer, só por preconceito?

Com todo avanço da ciência, o toque retal , pela próstata estar logo acima do reto, é o que dá a certeza, quando o PSA está alto, e a próstata inchada, do nível exato em que fase se encontra, caso haja algo maligno, ou mesmo benigno.

Assim, deixe o preconceito de lado, e cuide da sua saúde:

Não tenha vergonha ou medo do exame de próstata.

Lee, que antes de sair do consultório, olhou para a caixa com luvas plásticas, e pensou:

Não foi dessa vez que eu levei dedada!”

Na Sessão Revival, veja a pegadinha do exame da próstata!

http://www.youtube.com/watch?v=mQGan6Eymxk