quarta-feira, 25 de março de 2009

Pastores e Líderes atualizados com a Mensagem


Os Pastores e líderes devem sempre estar atualizados em suas mensagens.

Devem se aproveitar do que acontece no cotidiano, no que veêm nas reportagens da TV, nas matérias de jornais e revistas, e se aproveitarem para fazer uma ponte:

Uma ponte entre a palavra de Deus (a Bíblia) e o mundo contemporâneo.

Agora mesmo teve esse caso do aborto da menina de 9 anos, a violência, e tantas outras matérias que vem como um prato feito pra se aplicar a palavra, que responde muita coisa.

Como é um livro de prática de fé, algumas coisas ela só dá a resposta via fé:

A Bíblia não é um livro sobre tratados científicos.

E a letra mata, mas o espírito vivifica:

Conheci gente que fez doutorado em teologia, que sabe ler em grego,etc, mas que aquilo só foi pra cabeça deles, não entrando pro coração- são horríveis, pregando e ensinando.

A palavra tem que ser pregada com palavras simples, sem ser rebuscada.

Há menos de dois anos atrás, ainda liderava o ministério jovem de uma centenária igreja aqui no Rio.

Quando ia pregar, eu não só queria pregar para os moleques de 14 anos me entenderem:

Queria que crianças que não iam para o culto infantil (menos de sete anos de idade) me entendessem;

Mas também queria que o vovô e a vovó de 80 me entendessem;

Bem como a dona de casa que só tinha a 4ª série, assim como o professor de faculdade.

A igreja era/é tradicional, nego só subia pra pregar de terno, por causa do Pastor , um poço de tradicionalismo morto.

Eu pregava de camisa polo e calça jeans- me vestia como andava na semana.

Depois do choque inicial, se acostumaram, pois viram que terno e gravata sozinhos, não tinham conteúdo nenhum...

E todos entendiam as mensagens...

As melhores e mais ungidas mensagens que preguei, foram ali.

Como o culto jovem de domingo era apenas uma vez ao mês, esse culto ficava lotado.

Nada mais era do que um culto contemporâneo, muito simples;

Mas nego ligava na semana, pra saber quando era:

Nesse dia, tinha mensagem e música de qualidade...iam buscar cadeiras lá embaixo, pois não dava conta que enchia o salão.

Por que isso?


Por que o Pastor tradicional, além de ser distante do povo, queria falar rebuscado, com voz de locutor de rádio de 1950;


Não gostava de músicas contemporâneas(cânticos) chegando a proibir vários deles;


Inclusive mandou retirar uma percussão, pois na cabeça dele era coisa de macumba!

Essa Grei, uma das poucas centenárias no Brasil, por causa da "visão" dele, nem sequer tem um site!!

Alías, ele não sabe mexer em computador, abrir um mail, etc.

Ele ficou parado no tempo, preso ao passado, apesar de ter pouco mais de 60 anos.

O resultado é que, há menos de 2 anos atrás, quando saí, tinham 310 membros.

Hoje, se tem 50 pessoas no culto da noite, é muito:

Quarenta pessoas saíram de uma sentada só, mês passado.


Nego num aguentou...o culto de quarta-feira, tem apenas 5 heróis da resistência...

A mais nova frequentadora desse culto de quarta, tem 68 anos.

Também, vc iria se:

Ele ficasse falando de como a vida tá difícil, se queixando de como ele teve dificuldades pra pagar o IPVA do carro, só negativando, jogando balde de água fria na cabeça dos outros, em vez de fé?

Eu vi isso numa quarta-feira.

O mais triste de tudo, é saber que algumas pessoas saem, mas não vão para outras greis:

Elas se perdem...pela falta de mensagem, de cuidado, de se abastecer adequadamente.

Sem falar na enorme quantidade de pastores que apenas pregam coisas de suas mentes, expoem seus preconceitos, não buscam do Chefe as mensagens:

Esse que citei, nos últimos tempos, tava lendo capítulos de um livro de púlpito, pois a fonte dele secou.

Eu tenho que falar o que Ele quer, não eu...a casa é Dele, não minha.

Eu puxei um vídeo pra Sessão Revival que é hilário, de situações que acontecem dentro da igreja:

Situações que acontecem dentro de igrejas chatas, com cultos chatos, sem mensagem, com cânticos ultrapassados.

Mas o que acontece em cultos assim? ora, eu já fiquei:

Com sono, de lutar pra não capotar ali mesmo;

Distraído...vc olha pra igreja, vê tudo ali dentro, depois pensa no que vc tem que fazer, no que vai comer depois, que horas vai começar o filme da TV...qual o filme vai passar?

Músicas ultrapassadas, com letras que vc não entende...alías, a música do vídeo, cantei só o refrão, domingo passado, na minha atual grei, é a mesma do vídeo, que ri muito...

Fome...vc já sente, mas culto chato com mensagens sacais, mensagens palhudas (ovelha come grama, não palha, igual cavalo) dá muita fome, pois a fome espiritual se reflete no presente:


Já comi muito biscoito (tentando não fazer barulho quando abria), comi muita jujuba, masquei e masco muitos chicletes....dá vontade de fazer um piquenique!

Em cultos assim, canso de ver adolescentes e jovens passando torpedos de celular...

Teve um dia em que vi um jogando game de celular.

Leio e releio o boletim...em cultos chatos, deveriam vir com caça-palavras e jogo da forca:


Cansei de ser enforcado em cultos chatos- na verdade, é um dia morto na sua vida, quando isso acontece.


Penso que além de contemporaneidade, quem prega tem que pregar para os que não são de igreja:

Eles não entendem jargões que a gente fala. E em igreja, se fala muito jargão cristão que quem é de fora, não entende:

Dar um testemunho ( quem cometou o crime?)

Dar uma palavra (essa uma palavra é dada em uma hora)

Tá amarrado! ( olho logo pro cadarço do meu tênis)

Amém, irmãos? Améeeeeem (e ai se vc disser não disser, por maior que tenha sido a besteira que o cara falou- e como falam!)

Vc é cabeça, não cauda (em certas greis, só tem cabeça-muito cacique pra pouco índio)

Pisar na cabeça da serpente (mesmo se for uma Anaconda?)

Quem não dá dízimo é ladrão ( e quem rouba o dízimo, é o que? Chefe da quadrilha?)

E por aí vai.

Penso o seguinte:

Tem que pregar e escrever para mesmo quem nunca pisou numa igreja, entender a mensagem.

Lee, que só costuma chamar de irmão e irmã, apesar de serem, pessoas mais velhas:

Ás vezes, demoram muito a descobrir quem sou, ainda mais por causa do visual...

Eu acho ótimo.


Na Sessão Revival, não perca Mr. Bean assitindo um culto chato: várias vezes, fiquei em situações como as que ele passou!!

http://www.youtube.com/watch?v=2T3uAN30DZk