sábado, 2 de maio de 2009

Vasti ou Ester...qual rainha vc prefere?

Desenho acima: Rainha Ester, vestindo o púrpura da realeza.

Há um tempo atrás, eu escrevi sobre Vasti e Ester, duas rainhas completamente diferentes.

Num sei por que, me veio a mente as duas novamente.

Recomendo a leitura do livro de Ester, de uma sentada só - é fascinante, e são apenas 10 capítulos, é rapidinho.

Ester sempre foi o meu padrão de mulher...mas na verdade, só anos depois descobri que ela é um padrão para toda a mulher, dado pelo Chefe.

Mas qual a diferença entre as duas Rainhas?

Vasti era a mulher do rei Assuero...o texto diz poucas coisas sobre ela:

1- Que ela era "formosa de vista",ou seja, era muito bonita;

2- Que estava promovendo um "banquete as mulheres na casa real", enquanto o rei bancava um banquete para todos os príncipes dele;

3- Que ela se recusou a entrar na presença do rei, marido dela, quando os camareiros deste a chamaram, para que ele "mostrasse a sua beleza" a todos...o texto diz que ele tava meio chapado quando fez isso...

Com a recusa de Vasti, foi um constrangimento só para o rei Assuero, na frente de todos os convidados...ela deixou de ser rainha depois disso.

Tenho a impressão de que não vivia bem com ele...senão num teria inventado uma festa na mesma hora da festa principal, pra" fugir" dele.

Conheço histórias de mulheres que sabem que o marido bebe e paga mico, então elas procuravam preservá-lo, estando ao lado deles, pra minimizar isso...Vasti não, ralou.

E Ester?

O texto diz que ela foi escolhida via concurso de miss: venceu 126 concorrentes...

O último miss universo teve 90 candidatas.

Ela teve um treinamento de 12 meses.

Era muito bonita, e tinha presença.

Era obediente ao tio que a criou.

Influenciava o rei com seu jeitinho...tinha uma influência positiva sobre o marido.

Mesmo sabendo dessa influência, não fazia o rei de bobo, ao contrário...

Salvou todo o povo judeu, com essa influência, usando de sua sabedoria, e sempre honrando o marido- rei.

O mundo precisa de mais Esters!!

Quando eu saio a rua, vou direto na banca lá embaixo, ver a capa dos jornais.

Tem uns dois jornais mais pops, que só traz vagabunda na capa...tudo com nome de fruta:

Melancia, Morango, Jaca, e por aí vai.

É tudo a moda do momento, pra vender jornal e revista...elas passam...alguém se lembra da Tiazinha?

Da Feiticeira? Da Regininha Poltergeist? Das garotas do Tchan? Das ex-BBB?

Das mulheres das pornochanchadas da década de 70?

Todas caíram no esquecimento, umas por opção, outras por que a fila da baixaria anda.

Vasti simboliza a futilidade...ela só se garantia na beleza, mas o conteúdo que tinha era tão raso, que ela só servia para ser exibida pelo rei de troféu "to pegando".

Essas mulheres fúteis, as que sobreviverem, serão como algumas que temos visto, que vão sobreviver a base de filme pornô depois dos 50 anos...muitas delas estão passando fome.

Já as que preferem seguir a escola de Ester, sempre será honrada, bem lembrada, admirada.

Cabe a mulher decidir que tipo de rainha quer ser...

Se vai ser como Vasti ou como Ester.

Lee, na esperança de um dia encontrar uma Ester e cantar , como o Air Supply, "Even the nights are better", que vc pode conferir na Sessão Revival, traduzida...vá em vídeos.


http://www.youtube.com/watch?v=SUmI1DQOeX4