quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Todos Querem o Padre de Volta

Capela
John Hughes

Edielson Cunha, jovem Frei de 42 anos, chegou há 3 anos atrás numa capela dentro do mato, quase vazia, em Araruama, cidade praiana aqui no Rio.

Ele transformou uma capela perdida, em um pólo de cidadania com serviços médicos, creche e pré-vestibular, e assistência social que virou referência na cidade.

Mas a Diocese de Niterói o chamou para nova missão, revoltando os fiéis:

Ele será transferido...300 pessoas lotaram a Capela em sua última missa, e a Diocese recebeu um abaixo assinado de 5 mil pessoas da cidade, pedindo para que a transferência seja revogada.

A Capela, minúscula antes, agora tem capacidade para mil pessoas.

Fico pensando em nossas igrejas Batistas,enquanto vejo notícias dessas, que mexem com meu coração...

Enquanto o Frei levantava uma capela perdida no mato, nossas igrejas Batistas aqui no Rio, estão morrendo...

Na Zona sul, por exemplo, tirando PIB Copa, um mané afundou a igreja da Urca, que só agora tentam reerguê-la, começando do zero;

No Leblon, que quando eu era teen tinha até culto em inglês, e vivia cheia, depois da entrada de mais um pastor inadequado, sem o perfil do bairro, só restam gatos pingados;

Arpoador sempre naquele rame-rame;

Ipanema, após o surto do pastor local aderindo a um G 12 disfarçado, era uma grei cheia, que hoje se esvaiu...ele quase foi expulso da denominação...uma parte dela foi pra Copa (alô, Cristininha) e outra parte, pra Gávea...

Gávea que após a saída do querido Pastor Cyrano, ainda bate cabeça...

Cyrano só saiu por que a época, aos 75 anos, teve AVC de entrar em ambulância...e mesmo assim, a grei ainda pediu para que ficasse, inclusive as crianças, que fizeram uma carta pra ele.

Na minha área, a Igreja Batista do Rio Comprido (aqui ao lado da Tijuca), tem apenas 30 pessoas, e estão pensando em fechar;

A Igreja Batista do Engenho Novo foi afundada pelo seu ex-pastor, que passou quase 30 anos no local e acabou de sair- já foi tarde.

Minha grei de origem está sendo afundada, e ninguém faz nada: 45 pessoas de frequência num espaço que cabem 850, a maioria nova que chegou sem se aperceber da situação, pois os outros debandaram, ficando só os mais velhos ( o que está esperando pra pedir sua carta, Camila?)



Enfim, isso tudo entristece o coração do Chefe...esse pessoal não se dá conta sobre para quem eles prestarão contas.

John Hughes se foi

O Diretor e roteirista de Cinema John Hughes, de 59 anos, morreu na quinta-feira, dia 6.

Vc certamente já viu algum desses filmes dele:

A série Esqueceram de Mim ( qual criança ou adulto não torcia por Macaulay Culkin?)

A série Bethoven, com aquele adorável cão São Bernardo;

Os clássicos Clube dos Cinco, Mulher nota Mil, e sobretudo, o clássico mais famoso da Sessão da tarde:

"Curtindo a Vida Adoidado", que já virou "cult", marcando toda uma geração, numa história sempre atual (qual teen nunca quis matar aula o dia todo e aproveitar o dia em coisas agradáveis?)

John fazia sua caminhada matinal quando passou mal e infartou...vai fazer falta.

Lee, vendo o abandono de greis com pesar (mesmo com "pastores" nelas) e In Memoriam de quem sempre teve uma veia pra fazer filmes que alegravam as crianças, teens e adultos.


Na Sessão Revival, "Curtindo a Vida Adoidado"...já troquei de plantão pra rever esse filme...veja uma das melhores cenas do filme: Ferris fugindo da aula e terminando numa parada em NY!