sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Tenha um ano com Graça - II


Você teve uma leve noção do que é a graça, se leu o primeiro post.

Sim, a graça é um favor imerecido,mas muitas vezes, não alcançamos sua verdadeira extensão – por isso dei alguns exemplos, tirados da própia Bíblia.

A graça não é uma poção mágica, que a lá Obelix, se bebe e fica forte.

A graça não aparece se você recitar palavras de cunho religioso, tipo aleluia, glória a Deus, amém, ou de modismos gospel, tais como:

Dizer que tudo é “tremendo”, que o “fogo caiu ou vai cair”, que se “está na visão”, etc.

Nada disso “chama " a graça.

Falar em línguas estranhas, profetizar, e outras manifestações espirituais, não significam que a pessoa está “cheia de graça”;

Tudo isso tinha na igreja de Corinto, e Paulo se referiu a eles como as pessoas mais carnais de igreja que ele tinha conhecimento, na ocasião.

O que se fazer, então, para ter um ano com graça?

O que se pode fazer para que seu ano não seja o mesmo “rame-rame” sem graça de sempre, não experimentando a graça divina na sua vida?

Eu vivi anos e anos sem graça...alguns deles, foram des-graçados mesmo...

Vivi anos e anos sem graça dentro de igreja, pois estou nela desde o berçário.

Ninguém me falou da graça de Deus, sobre ela...mas ninguém me ensinou que, acima de tudo, ela é uma ato de misericórdia de Deus.

A graça é um mistério divino, que está ao nosso alcance para ser revelado em várias facetas- algumas delas, citei no post anterior.

Mas ao invés de ensinar sobre ela, ao invés de ensinar sobre o evangelho do Reino, a igreja através dos tempos se acostumou a ensinar a lei e o “evangelho de igreja”.
Regras eclesiásticas, tradições, doutrinas de denominações, e” pode – não pode”
As coisas que colocarei abaixo, podem muito ajudar a “ter um ano com graça”.

Me ajudaram...espero que te ajude...e lembre-se:

Ter graça não é não passar por provações...e sim, com a graça divina, suportá-la, se aparecer.

1- Não viva pela lei, mas pelo evangelho da graça.

Na lei, era obrigado a matar carneiro pra pagar pecados...Jesus levou a maldição da lei na cruz, levando seus pecados...errou? Confesse, e Ele perdoa.

É simples assim...vai e não peques mais, foi o que Ele disse.

Na lei, era olho por olho, e dente por dente...matou alguém da família, tinha que matar da outra família em troca...tinha que apedrejar, etc. Isso acabou.

Na lei, era obrigatório 10% de dízimo, pois o estado sustentava a igreja.

Paulo resume isso mais tarde em “Deus ama a quem dá com alegria”, e não por obrigação.

A lei pregada por pastores (que em sua maioria depende disso pra viver) põe um jugo muito forte nesse e em outros aspectos, fazendo o povo se culpar se não der- se não fizer – se pecar, fazendo assim a pessoa se sentir um eterno oprimido.

Qualquer coisinha, acha que já tá com um pé no inferno.

A lei sempre culpa, pois tem punibilidade – a graça, sempre é redentora - não se esqueça disso.

Tenha o cuidado em ouvir os pregadores do evangelho da graça, pois de pregadores da lei, já estamos cheios, e o estrago na alma pode ser danoso.

2 – Seja como uma criança :Tenha um coração de uma criança, como Jesus falou.

A criança é perguntadora- e aprende obtendo suas respostas;

Ela confia – a fé de uma criança barra , em vários casos, a de um adulto.

3 – Leia a Bíblia por prazer, não por obrigação.

Em geral, o povo tem preguiça de ler...outros, lêem igual comprimidos, que tem que tomar determinada hora, mas não assimilam nada...

Outros, seguem métodos sistêmicos de leitura, e se dão bem...outros, tentam bater metas de leituras, e se dão mal...

Quando compro um livro, eu o leio por prazer...ás vezes não desgrudo...ás vezes, só leio um pouco, e quando me canso paro...ás vezes fico muitos dias sem ler, e quando retorno, leio um pancadão de uma só vez.

E isso, em livros que gosto- que comprei pois percebi que teria prazer na leitura.

Faço a mesma coisa com a Bíblia- leio por prazer.

Não a leio com sono – não a leio pra cumprir “metas” de leitura – não a leio para “buscar uma mensagem para pregar”, nem na época que eu pregava frequentemente- não a leio para ter “uma idéia para escrever”, por aqui.

A leio para me edificar, para mim mesmo - simples assim.

Nunca decorei um versículo – eu não moro na China (onde ela é proibida, e eles tem que decorar) – se lá morasse, ou em outro local que fosse proibida, eu decoraria.

Tenho a noção onde estão os livros, mas nunca os decorei, pela ordem.

Às vezes, passo dias sem ler uma folha- isso mesmo, dias – mas quando pego, sou capaz de ler um livro inteiro, como recentemente aconteceu com Gálatas, que eu não conseguia desgrudar – e ainda voltava para pegar o que não tinha entendido.

Se adapte a circunstância de seu dia e semana – e sempre leia por prazer, nunca por obrigação.

4 – Ore, e tenha alguém para orar por você.

Adoro orar de madrugada, antes de dormir, ou quando acordo no meio da noite:

Não tem barulho de tv, telefone, da rua, etc...separe um tempo pra isso, e peça para orarem por você.

5 – Aprenda a curtir a natureza, e a criação Dele.

Eu adoro ir a praia...ver o mar, pegar sol, caminhar na areia ou no calçadão de Copa, renova minhas energias espirituais.

Sentir cheiro do mar, da grama molhada de chuva- sentir o “cheiro da chuva”, ver a chuva;

Ver passarinhos, brincar com cachorros...tem uma casa aqui perto que tem um jabuti, e ás vezes paro para vê-lo no quintal, quando venho da rua.
Reparei numa árvore cheia de jacas, essa semana, passeando com Chubby, que num tinha visto.

Ver e cuidar de plantas, etc...ouvir barulho da cigarra, e dos grilos, aqui perto...

E até mesmo ouvir o grito de morcegos que também tem aqui perto, da janela, á noite.

6- Afaste-se de coisas que venham a sugar sua energia, te aborrecendo.

Isso passa por igreja local, por empregos, por relacionamentos...descubra o que é, e se afaste...a graça pode ser sufocada por essas coisas.

Essas e outras coisas básicas fazem parte de meu cotidiano, e muito me ajudaram a ter “graça” - me ajudaram a perceber a graça Dele manifestada em minha vida.

Meu desejo é que você possa ter realmente um ano com graça.

Lee


Na Sessão Revival, as meninas do Point of Grace te dão mais algumas dicas importantes:

http://www.youtube.com/watch?v=FpryQpxvOLo