sábado, 20 de fevereiro de 2010

Há Tempo para Tudo


Tudo tem seu tempo determinado, e há Tempo para todo propósito debaixo do céu”
(Elesiastes 3.1)

Me lembrei desse texto hoje cedo, quando num simples café da manhã, vi a ação do tempo- que é comandado pelo Senhor – agindo no local onde tomo café.

Há cerca de 5 ou 6 meses, havia parado de tomar café no posto onde costumava fazê-lo:

Amigo dos funcionários, desde o que esquenta o pão até a gerente, uma funcionária havia me tratado mal , e me atendeu péssimamente, mas resolvi ficar na minha.

Como o serviço não é de graça, fui pagar pelo mesmo em outro lugar, nesse período.

Mas senti que tinha que retornar hoje pela manhã...

A gerente, super simpática, me chamou pelo nome, dizendo “Não acredito”;

O rapaz do pão da chapa, parou o trabalho e veio me cumprimentar, e disse que ia contar ao colega, também nosso amigo, que estava de folga, da "minha volta”.

Quanto a funcionária que havia me tratado mal, bem...

Enquanto tomava meu farto café, que vale por uma refeição, a gerente me contou do furacão de acontecimentos que rolou ali em dezembro...

Cerca de seis funcionários roubaram o equivalente a 8 mil reais do caixa do posto, isso só no mês de dezembro, mas há algum tempo eles já faziam isso- foram demitidos.

No meio dessa turma, estava a garota que me atendeu super-mal.

Voltei a frequentar um ambiente agora sem tensão, suspeitas, e ladroagem:

O tempo de Deus é realmente perfeito.

Se Ele diz que há tempo para tudo, devemos estar ligados nesse tempo Dele.

Existem “espaços temporais” de determinadas estações em nossas vidas.

Há tempo de começar, e há tempo de encerrar:

Isso pode durar a vida toda, ou somente um período de nossa vida...

Exemplo para facilitar, pois fica mais fácil:

Um casamento.

Se este é feliz, pode durar uma vida toda, e ambos serem felizes, envelhecendo juntos.

Se não o é – e só pode ser se os dois juntos quiserem, e não um só – ele já terminou seu ciclo há muito tempo, e somente se arrasta.

Mas de toda forma, ambos tem fim – um com final feliz, outro não.

Assim é a vida no tempo:

O tempo é divino, mas o que fazer ao longo dele, são escolhas nossas.

Podemos deixar Ele dirigir nossas escolhas...mas aquela que deveria ser a escolha natural – deixar Ele dirigir – é a escolha que as pessoas menos fazem hoje em dia.

Mesmo as da igreja, que dizem gospelmente de boca que “Deus está no controle do tempo”, quando são elas mesmas que “o controlam”, criando e fechando ciclos própios.

Sim, pois a turma “gospel”, e não a do evangelho, é que faz o seu próprio tempo.

Alías, “fazer acontecer” é algo tão forte entre as pessoas...talvez por isso vemos muita gente frustrada, depois de “fazer acontecer”.

Se eu fosse “fazer acontecer”, onde tomo meu café- algo do meu cotidiano- reclamaria para a gerente, que chamaria a atenção da funcionária- na época, “acima de qualquer suspeita”- e imediatamente eu ganharia a antipatia dos funcionários restantes.

Ou seja, “eu certo”, no meu direito, “fazendo acontecer”, sairia no prejuízo.

As pessoas são forçadas a “fazer acontecer” desde cedo:

Aos 17, a “saber” o querem fazer para o restante da vida, ou seja, sua profissão, por causa do vestibular, onde muita gente se aprisiona na correria da vida (alguns sem volta), ao contrário do espírito do evangelho, ou seja:

Escolher a melhor parte” - o que Jesus disse a Marta, quando esteve na casa dela e de Maria.
.
Teen que “já escolheu” a sua profissão, mas não escolheu” a melhor parte”, não tem nada.

Outro “fazer acontecer”, forçador de tempo, é o que recai sobre as meninas da igreja:

Aos 22 anos, ser obrigada a escolher com quem vai se casar, por pressão “de igreja”, de pais crentes, de pastor, etc:

E depois , a dar um filho para “vovó ver antes de morrer”.

Outro forçador de tempo, é a pessoa estabelecer metas temporais para alcançar coisas.

Para o mundo secular, cada vez mais em menos idade, as pessoas tem de alcançar as coisas para ser considerado bem sucedido.

Na fila das lojas Americanas, vi uma revista mostrando como exemplo de pessoas a serem seguidas, jovens empresários que tinham ganhado seu primeiro milhão antes dos 29 anos.

No tempo divino, não existe preocupação temporal com essas coisas, de “ser bem sucedido”e ter status de vida em determinada idade.

Até porquê, como Ele diz em Provérbios -se for só para considerar essa parte -quando Ele quer, “tira do ímpio para dar para o justo”.

Ou seja, Ele deixa o ímpio acumular, para depois passar para o justo- é assim que Ele faz.

Quer melhor poupança, ou plano de aposentadoria do que essa?

Quem controla seu tempo, sua vida?

Você e seus rabiscos de planos num caderno ou agenda?

As pessoas que estão ao seu redor, dizendo que você está" ficando pra trás?"

Ou o Senhor do tempo- o Alfa e o Ômega- Deus do ínicio, presente e fim?

A resposta é muito importante...

Pois você poderá aprender a esperar, ter e receber as coisas ao tempo certo...

Ou continuar a passar a vida “ fazendo inglês em 18 meses.”

Lee


Na Sessão Revival, o Pato Fu fala Sobre o Tempo:

Cyndi Lauper, com Time After Time:

E o clássico Time, do Alan Parsons Project:

http://www.youtube.com/watch?v=XWplR5n2kBs