quarta-feira, 26 de maio de 2010

Uma Certa Idade


Naquele dia Moisés jurou, dizendo:

Certamente a terra em que pisou o teu pé te será por herança a ti e a teus filhos para sempre, porque perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus.

E agora eis que o Senhor, como falou, me conservou em vida estes quarenta e cinco anos, desde o tempo em que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;

Ainda hoje me acho tão forte como no dia em que Moisés me enviou;
Qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.

Então Josué abençoou a Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom em herança. (Jos 14.9 a 12)
Domingo, escrevi sobre os teens, e a potencialidade deles, que fiz questão de ressaltar:

Alguns adultos tratam teens como idiotas.

Mas também existe o outro lado:

Tratamos algumas pessoas mais velhas como incapazes.

A pior frase que se tem a respeito é aquela que dirigimos a eles:

Fulano/a já tem uma certa idade...

"Certa idade", no caso, é uma sentença de limitação que fazemos as pessoas.

Isso não é bíblico, como vemos no exemplo acima:

Aos 40 anos, Caleb e Josué foram enviados por Moisés para espiarem Canaãn.

Pois somente 45 anos depois, já com 85, e com a energia e vitalidade de tempos atrás, Caleb herdou um pedaço da terra que fora espionar.

Em geral, por aqui espera-se que as pessoas “de certa idade”, se é homem, que ele passe as manhãs nas praças jogando carteado com outros velhos;

Se é mulher, que esta fique vendo o Vale a pena ver de novo nas tardes da Globo, e as receitas de bolo que passam nos programas culinários da vida.

Que bom que isso já vem mudando...

Aumentaram o número de re-casamento de mulheres na faixa dos 40 aos 44 em mais de 200%, segundo o IBGE:

Antes desiludidas, reencontraram um novo amor, ao contrário dos que pensavam que elas já tinham “certa idade” para encontrar alguém.

E estão em franca atividade física...veja o relato abaixo:

"A alegre avó Elaine Lane de Willand recebeu o 3 º dan de Karatê (graus quando chegam a faixa preta) aos 52 anos.

É uma das sete mulheres com mais de 50 anos na Grã-Bretanha ter conseguido tal façanha.... Elaine faz Karate Shotokan há 26.

Depois que Elaine recebeu sua faixa preta, em 1993, ela começou a trabalhar sobre os níveis de dan e claro o lapso de tempo necessário entre cada uma.

"Karate Shotokan tem um estilo distinto. É tanto disciplinados e agressivos. Cada movimento tem que ser controlado", explicou ela. "

Eu comecei karate porque eu queria começar algo excitante para substituir o repetitivo fitness. Lembro-me de alguém ter sugerido que eu tentasse uma arte marcial, devido ao aspecto da auto-defesa.

Eu gostei desde o início e é muito gratificante - é exigente fisicamente e mentalmente, então quando você for premiado com a faixa seguinte você sabe que você mereceu.

Elaine diz que a idade não foi um obstáculo para alcançar um padrão tão alto, embora ela disse que esta seria sua última série, não pretende mais prestar exames."

Seu companheiro de treino tem 21 anos, é da seleção britânica de Karatê...

E mesmo com mais de 30 anos de diferença, fica admirado do poder de esquiva e contra-ataque da jovem vovó.

Não entre na conversa de quem lhe diz que você já tem uma “certa idade”:

Na verdade, é a idade certa para você alcançar coisas que jamais as pessoas imaginariam que você pudesse alcançar.

Não existe “certa idade” para atividades físicas:

No barbeiro, um senhor de 74 anos conversava comigo sobre sua primeira maratona, aos 65, e a última , aos 70:

Agora, ele é corredor “só de 10 mil metros”, sendo competidor.

Não existe certa idade para atividade intelectual:

Várias pessoas estão entrando na faculdade após os 50 anos, tendo inclusive desconto;

O escritor mais velho a publicar um livro no Brasil tem 94 anos...

Foi quando José Carreiro escreveu “ Os Três Amigos”.

Não deixe que o conceito de “certa idade” o impeça de fazer alguma coisa :

A idade certa para fazê-las, é quando você simplesmente as começa.

Lee