domingo, 29 de agosto de 2010

O que significa Jesus “tomar conta do seu Coração”?


Quem está algum tempo dentro de igreja, já ouviu a frase:

Deixe “Jesus entrar no seu coração”.

Como fomos ensinados a sermos repetidores, e não conduzidos a reflexão do que é isso, vivemos como papagaios repetidores :

Tal como estes, repetimos a frase para outros, na esperança deles “aceitarem a Jesus”, mas na maior parte das vezes, não sabemos direito o que é isso.

Confundimos conversão com “fazer parte de igreja”, ser discípulo com “ser do rol de membros”, e por aí vai.

(Para saber o que é conversão, vá no arquivo do blog, ou se não achar, vá no google e tecle “Você sabe o que é conversão ?” e tecle “apontando o caminho” ao lado)

Jesus deu uma dica muito grande sobre o que é na verdade Ele tomar conta do seu coração:

"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento". (Mateus 22.37).

É uma atitude interna...tudo o que ele falou na frase acima, está dentro de nós.

Deixar Jesus “entrar em seu coração”, no entendimento da maioria das pessoas, está associado a atitudes externas, ao contrário do que Jesus disse.

São estimuladas a demonstrarem de forma externa que “tem Jesus no coração”:

Andar com Bíblias debaixo do braço aos domingos (ainda que não pegue nela durante a semana), entregar folhetos evangelísticos, participar de todos os cultos da igreja;

Não ouvir músicas “do mundo”, só as evangélicas (cujos donos são políticos ou o pessoal da pedição de dinheiro) e programas evangélicos na tv;

Ou, se você é católico, só ouvir a rádio católica e a TV Aparecida.

A grande maioria dos Pastores e Padres, ensinam que ter “Jesus no coração “é manifestar-se para fora através de falácias sem conteúdo ou transparências que envolvem divulgação pelo simples fato de se ter de divulgar.

Alguns ainda conseguem dizer que isso é “evangelismo”.

Jesus disse que para ter Deus no coração é preciso amá-lo.

O coração, a alma, o pensamento, devem estar ligados, formando uma coisa só.

Ter o coração Nele – se o coração não estiver batendo, pulsando por Ele, está morto:

Tem muita gente morta, dentro das igrejas, fazendo as formas de aparência apenas externas, como foram ensinados ao longo do tempo...você está assim?

A alma, significa envolvimento, mas um envolvimento com Deus – e não com as coisas “gospel”, não com as coisas que “dizemos que fazemos para” Ele:

Tem gente que acaba amando o que está fazendo “para Ele”, mais do que a Ele próprio, pois com Ele mesmo, já não tem alma- já não tem envolvimento há muito tempo.

“Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”. (Mateus 15.8)

Lembre-se que Jesus disse isso ao ver pessoas religiosas, que estavam “fazendo coisas pra Deus”.

E com o pensamento, capaz de ter entendimento nas coisas Dele, sem ser manipulado, e não manipulando outros;

Com o pensamento Dele, e não com o sistema de valores deste século;

Com o pensamento Dele, e não fazendo o que der na cabeça, não sendo um “Easy Rider”, saindo sem destino, de algum lugar para lugar nenhum.

Quando amamos a Deus de todo coração, de toda alma, e todo entendimento – quando isso está dentro da gente - é quando finalmente podemos dizer que temos “Jesus no coração”.

Lee