quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Um Pastor " Sem Teto"



No meio do bueiro gospel em que se enfiaram várias megaigrejas americanas, eis que sou positivamente surpreendido ao ler a notícia sobre uma delas:


O Pastor resolveu passar uma semana morando com os "sem teto" de sua cidade.

Eis a notícia:

" O Pastor Thomas Keinath, da megaigreja Calvary Temple, localizada em Wayne, New Jersey, abandonou o púlpito de sua congregação, que reúne mais de 2000 pessoas a cada domingo. A Calvary fica em um bairro rico da cidade e o pastor surpreendeu a todos quando anunciou que passaria a morar nas ruas como um “sem teto”.

Podendo escolher entre tirar uns dias pra ficar com a família ou participar de alguma conferência eclesiástica, ele passou uma semana de suas férias vivendo entre os sem-teto e mendigos de Paterson, cidade vizinha de Wayne.

Durante o dia, ele podia ser visto vagando pela cidade, parecendo apenas mais um homem sem ter para onde ir. À noite, ele se juntava a outros moradores das ruas, fazendo fogo em tonéis para manter-se aquecido enquanto as temperaturas caíam drasticamente.

Várias noites ele dormiu rodeado de lixo sob o viaduto de uma estrada interestadual. Ele passou a escrever “mini-biografias”, das cerca de 50 pessoas que conheceu, para poder lembrar-se delas e de suas histórias de vida.

Por que ele fez tudo isso? Para o Pastor, a explicação é simples: “Eu precisava entender o que eles estavam passando, eu precisava sentir a sua dor. Como eu poderia levar ajuda ou cura para as ruas se eu não sabia quais são as necessidades dessas pessoas?”

"O pastor Keinath passou sete dias e sete noites nas ruas e agora sabe como essas pessoas pensam e a opinião que elas têm sobre as igrejas. Durante essa “semana de férias” em que viveu na rua, teve a oportunidade de pregar e orar pelas pessoas.

Ele calcula que chegou a ter cerca de 75 ouvintes nas reuniões feitas na rua. “Não havia uma pessoa sequer , seja sem teto ou toxicodependente, que abertamente rejeitou a esperança que eu estava tentando oferecer”, disse."

Fiquei pensando: É claro que irão escutá-lo...ele fez igual a Jesus, foi aonde o povo estava.

E era nas ruas, junto a pecadores, prostitutas e publicanos, que Jesus pregava, raras vezes o fez nas Sinagogas - E essa pessoas, as marginalizadas de sua época, os escutou.

Isso é levar o evangelho, é levar a palavra até a alma das pessoas...ou algum sem teto entra numa megaigreja, para ouvir algo?

Bem, agora vão entrar na Igreja do Pr. Thomas. Pois finaliza assim a reportagem da Gospelprime Notícias:

"Desde que voltou ao púlpito da Calvary, as vans da igreja estão buscando e levando os sem-teto que desejam participar dos cultos de domingos.

Mas isso é apenas o começo do que o Pastor está chamando de “solução a longo prazo”, que inclui a construção de um centro patrocinado pela igreja que pretende “abrigar os sem-teto ao mesmo tempo ajudá-los a recuperar-se, inclusive dos vícios em álcool ou drogas”.

Isso sim, é levar o evangelho integralmente. Acho que essas alturas o Pastor nem tá interessado nos comentários de membros que devem estar torcendo o nariz pra isso- toda grande igreja é cheia de gente farisaica, metida a puritano - ele não deve estar nem aí pra isso, a essas alturas:

Pois sabe que agora sim, está cumprindo o chamado de Cristo integralmente, ou seja:

"A toda a criatura".

Lee